Analise de Leitura, O velho e o mar
(Analise de leitura)
Leitura, analise e interpretação
Titulo do livro: O velho e o mar
Autor: Ernest Hemingway
Adaptação: Fernando de Castro Ferro
Ilustração: C. F. Tunniclife e Raymond Sheppard
Editora: Bertrand Brasil
Local e data da edição: Rio de Janeiro - 2002
Narrador: Personagem (em primeira pessoa)
Personagens principais: Santiago (o velho), Manolin (o garoto),
Personagens secundários: Os pescadores, os pais do garoto, Rogério, Pedrito, os peixes, em especial o Espadarte.
Espaço: Na Gulf Stream (corrente de águas quentes, que se origina no Golfo do México e atravessava o oceano Atlântico em direção a Europa).
Tempo: Antigamente, por volta de 1950.( Na historia não se especifica tempo)
Resumo: Santiago era velho e experiente pescador que vivia na Esplanada. Ele pescava solitário em seu barco na Gulf Stream. Havia oitenta e quatro dias que não apanhava peixe algum.
Ele sempre ia pescar à companhia de um garoto que se chamava Manolin, porem certo dia seus pais o proibiram de pescar com o velho Santiago, pois ele não estava apanhando nenhum peixe. O garoto ficou muito triste com isso, pois ele, de certa forma, amava o velho Santiago.
Cansado de ir pescar em alto mar e voltar sem nenhuma presa, Santiago resolveu ir mais longe do que ia de costume, resolveu ir mais para o largo. Assim disse, assim fez.
Na manhã do dia seguinte levantou-se bem cedo, por volta das quatro da manhã, arrumou suas tralhas e pegou algumas albacoras que o garoto havia deixado para ele utilizar de iscas.
Colocou seu pequeno barco no mar e começou a navegar. Após ter navegado um pouco, ele armou três varas em profundidades diferentes, e recomeçou a navegar.
Depois de se afastar completamente da costa ele sentiu que uma das varas, a mais funda, começou a puxar. Ele como é um pescador experiente, parece que pressentia que era peixe dos grandes e segurou a linha, da grossura de um lápis, com as duas mãos, mas com um enorme