analise de entrevistas
O artigo novos paradigmas na prática do psicólogo escolar afirma a entrevista realizada com a psicóloga, onde a mesma reforça a importância da tríade aluno, família, e escola. O quanto essa parceria é importante para o bom desempenho escolar e desenvolvimento do aluno.
O psicólogo escolar possui um olhar diferenciado, onde busca integrar aluno, escola e comunidade e, sobretudo, esse profissional possui um olhar atento às relações que ocorrem na sala de aula, nos corredores da escola, compreendem a singularidade de cada criança entendendo o contexto em que esta inserida para que a partir de tais reflexões e observações, a fim de interferir proporcionando melhores condições de aprendizagem.
O papel do psicólogo escolar esta implicado em olhar o aluno alem do espaço físico em que ele esta em sala de aula nem tão pouco como o problema, mas olhar como um conjunto de relações, aluno escola, aluno e colegas, a relação com professores com a sociedade na qual esta inserida, qual a política da escola com o meio. Na fala da psicóloga entrevistada ela relata a importância da parceria e como a sua formação em psicologia diferencia a sua didática já que a mesma também é professora e esse olhar apenas o profissional da área da psicologia possui. Por isso a necessidade do profissional especializado em psicologia escolar nas instituições educacionais.
A presença do psicólogo em sala de aula foi discutida tanto nos artigos, na entrevista como nos debates em sala de aula, ainda que o psicólogo detecte o “problema” ele deve ser cauteloso para que possa ser justo não atribuindo o erro apenas uma parte, mas que a partir de suas observações possa ver as relações onde todos sofrem influencias um do outro tendo assim uma intervenção colaborativa.
O profissional pode atuar em diversas áreas na instituição escolar que pode ser desde as reuniões de conselhos como observar os alunos evitando rótulos, atuar junto a inclusão de alunos especiais e como afirmou a