Entrevista e análise de um bebê
Disciplina: Psicologia da Criança I
Professor(a): Marcia Inez Luconi Viana
Aluno(a): Maria Luíza Flores Cruz Aldana
Relatório de observação:
O menino entrevistado se chama Miguel, tem 01 ano e sete meses, nasceu no dia 14/02/2013 e pesa 12 kg. Sua mãe se chama Adriana e seu pai Edemir.
Adriana tem Ensino Superior incompleto, cursou alguns anos de Quiropraxia. A mãe tinha um salão de beleza, mas para cuidar do filho Miguel hoje faz alguns atendimentos em sua residência, se dedicando mais ao cuidado do menino. O pai tem uma oficina de automóveis e concluiu o Ensino Médio. O casal tem mais duas meninas, Vanessa de 18 anos e Luana de 12. Todos vivem em uma casa em cima da oficina do pai.
Na maioria do tempo o menino fica com a mãe, em casa, se ela não pode Miguel fica com a irmã mais nova ou com a avó materna. A mãe relata que a criança nunca apresentou nenhum tipo de doença, nem nenhum problema de saúde até então, me mostrou o caderno de consultas, exames e vacinas, está completo e tudo certo. Até os seis meses de idade ele consultava mensalmente com o pediatra, após este período ele tem consultas de dois em dois meses.
A mãe conta que já sente a necessidade de levar Miguel a creche, tentou no início do ano mas não conseguiu vaga, diz que em fevereiro tentará outra vez. Sente que ele precisa conviver com outras crianças, aprender a dividir e aprender algumas regras, ele é a única criança da família.
A entrevista foi realizada na casa da família, o bebê foi indicado por um amigo meu que é seu primo. A mãe se demonstrou disponível todo o momento e muito receptiva. Ao longo da entrevista tivemos que parar várias vezes devido ao Miguel não parar quieto, andando por toda a casa e mexendo em tudo. A casa é nova e moderna, recém reformada, proporciona um ambiente amplo e seguro para o bebê, ele tem livre acesso aos locais da casa. Lugares perigosos como sozinha e banheiro são mais restritos, as portas, armários e gavetas são