redaçao
Inicialmente, conhecemos o drama de Hermia, filha de Egeu. O pai quer casar a filha a força com Demétrio, mas ela está apaixonada por outro jovem, de nome Lisandro. Egeu convoca Teseu para resolver a disputa, evocando uma antiga lei que diz que a filha é obrigada a casar com quem o pai escolher, ou pode ser executada. Teseu oferece a Hermia uma terceira alternativa: tornar-se uma sacerdotisa da deusa Diana, sempre casta.
Enquanto isso, um grupo de teatro prepara uma peça para apresentar no casamento de Teseu e Hipólita. Enquanto isso, Oberon e Titânia, rei e rainha das fadas, chegam à floresta para o casamento. Os dois estão brigados, porque a rainha recusou-se a ceder um de seus criados ao marido. Buscando punir a esposa por desobediência, Oberon convoca Puck para aplicar uma poção do amor em Titânia enquanto ela dorme, assim ela se apaixonaria pela primeira criatura que visse ao acordar. A intenção de Oberon é fazer a rainha apaixonar-se por um animal da floresta, de forma constrangedora.
Enquanto isso, os apaixonados Hermia e Lisandro fogem para a floresta para tentar casar em segredo. Uma jovem chamada Helena, que é apaixonada por Demétrio, conta a ele sobre essa fuga na esperança de conquistar seu amor. Mas Demétrio segue os amantes fugidos, planejando matar Lisandro. Desesperada, Helena garante a Demétrio que vai fazê-lo feliz e amá-lo muito mais que Hermia, mas ele recusa seu amor. Vendo essa situação, Oberon quer ajudar e manda Puck colocar a poção de amor nos olhos de Demétrio, para que ele se apaixone por Helena.
Mas Puck faz uma confusão e acaba colocando a poção nos olhos de Lisandro. Quando Helena se aproxima para ver se ele está dormindo ou morto, ele acorda e apaixona-se instantaneamente por Helena, esquecendo de seu amor por Hermia.