Analise de custo
Curso Técnico EAD - 2º Ciclo Disciplina: Análise de Custos
Professor titular: Guilherme
Nome: Cristiane Turma: SEXTA ALVORADA
Data: 28/12/2012 Tutor: Nota_________
1) São métodos de custeio:
a) Produção por atividade, produção em massa e produção por operações;
b) Custeio Variável, custeio por absorção e custeio integral;
c) Custo Real, custo estimado e custo padrão;
d) Custeamento por ordem, custeamento por processo e custeamento hibrido.
2) Com suas palavras, defina “Departamentalização”.
Departamentalização é a divisão da empresa em áreas distintas, de acordo com as atividades desenvolvidas em cada uma dessas áreas. Dependendo da empresa essas áreas são chamadas de departamentos, setores, centro de custos ou centros de despesas.
3) Qual a diferença entre departamentos de produção e departamentos auxiliares?
DEPARTAMENTOS DE PRODUÇÃO: São aqueles por onde passam, efetivamente, as matérias-primas e/ou componentes que serão transformados em produtos. Exemplos: montagem, pintura, acabamento, corte, costura, forjaria, fornos e etc.
DEPARTAMENTOS DE AUXILIARES: São também conhecidos por departamentos de serviços, são aqueles que existem para apoiar o processo produtivo da empresa. Eles prestam serviços aos demais departamentos. Exemplos: manutenção, controle de qualidade, segurança industrial, almoxarifado e etc. A necessidade de acumulação de gastos de forma mais ampla fez surgir.
4) O que é centro de custo?
O Centro de Custo serve para poder classificar a origem do custo e categorizar melhor para onde estão indo as despesas. Nada mais é do que uma classificação contábil do lançamento para que possa melhor identificar a origem do lançamento.
5) O que são métodos de custeio?
Métodos de custeio é a forma como as empresas agregam ao preço de venda seus custos de fabricação. O principal objetivo é a separação de custos variáveis e custos fixos e