Analise de crédito
ANÁLISE DE CRÉDITO PARA AS MPE.
A análise de crédito abrange conhecimentos relacionados à intermediação financeira, compreendendo as demonstrações financeiras e suas análises, sua colaboração na minimização de perdas contemplando o aumento da eficiência nas empresas num amplo sentido. Os tipos e diversas formas de crédito abrangem todo o mercado desde pequenos consumidores a grandes empresas, onde o adequado gerenciamento do crédito se faz necessário à manutenção da solidez, lucratividade e reputação das pessoas e instituições.
1. INTRODUÇÃO.
Evoluindo junto com os povos e a utilização da moeda como instrumento de trocas, o crédito foi em seu primeiro estágio, utilizado até mesmo como forma de minimizar riscos, quando se evitava a transferência física de moeda obtida na troca por mercadorias. Nos séculos XVI e XVII foram criadas as letras endossáveis e notas promissórias para facilitar as trocas e também minimizar os riscos decorrentes de grandes transferências de metal precioso.
A crescente expansão das atividades comerciais e industriais nos períodos mais recentes tem criado a necessidade de desenvolvimento de novas especializações e facilidades de crédito.
2. CRÉDITO.
Crédito é uma palavra que deriva de credare: expressão latina que significa confiar ou acreditar. Na realidade, o aspecto confiança constitui um dos fatores preponderantes na determinação da extensão de análise para concessão de crédito.
Inicialmente podemos posicionar duas grandes categorias de crédito:
a) - Crédito Público e o
b) - Crédito Privado
a) Crédito Público: caracteriza-se como aquele destinado à cobertura de gastos governamentais com educação, transporte, saúde, segurança, aspectos sociais e outras necessidades orçamentárias. Ele, além das formas praticadas por entidades privadas, poderá ser obtido através da emissão de papéis governamentais, em que se destacam as Obrigações Reajustáveis em um elenco bastante amplo de papéis de crédito.
b)