analise de caso
O COMPORTAMENTO ORGANIZACIONAL
Atributos específicos de personalidade que se descobriu serem poderosos previsores de comportamento em organizações que são:
1. Lugar e Controle
2. Maquiavelismo
3. Auto-estima
4. Auto monitoramento
5. Disposição de correr riscos
6. Tipo de personalidade A
7. Tipo de personalidade B 1. Lugar de controle
Internais: Pessoas que acreditam que controlam seus destinos. Quando insatisfeitas, atribuem os resultados da organização às suas próprias ações. Se a situação não é atraente, elas acreditam que não têm ninguém mais para responsabilizar a não ser a si mesmas. Quando muito insatisfeitas são mais propensas a largar um trabalho que seja insatisfatório. Para elas a sua saúde está substancialmente sob seu próprio controle através de hábitos mais saudáveis, conseqüentemente, suas incidências de doenças e, portanto, de faltas, são mais baixas. Procuram mais ativamente por informações antes de tomarem uma decisão, são mais motivadas por resultados e fazem grandes tentativas de controlar o ambiente.
Externais: Percebem suas vidas como controladas por forças externas. São mais insatisfeitas porque elas se percebem como tendo pouco controle sobre os resultados da organização que são importantes para elas. São mais condescendentes e propensas a seguir direções.
2. Maquiavelismo
Indivíduo com alta pontuação é pragmático, mantém distância emocional e acredita que os fins podem justificar os meios, “se funciona, use”, é coerente com uma alta perspectiva maquiavélica. Os altamente maquiavélicos manipulam mais, são menos persuadidos e persuadem mais os outros com baixa pontuação. Os maquiavélicos tendem a florescer mais:
• quando interagem cara a cara com outros, mais do que quando o fazem indiretamente;
• quando a situação tem um número mínimo de regras e regulamentações, permitindo portanto liberdade para improvisação;
• quando o envolvimento emocional, usa detalhes irrelevantes para