Analise de caso
CURSO SUPERIOR EM TECNOLOGIA LOGÍSTICA
LUANA LAIS FERREIRA MENDES DE SOUZA
ANALISE DE CASO
Uberlândia – MG
2013
LUANA LAIS FERREIRA MENDES DE SOUZA
ANALISE DE CASO
Trabalho apresentado ao Curso Superior em Tecnologia Logistica da UNOPAR - Universidade Norte do Paraná, para a atividade interdiciplinar relacionada às disciplinas Logistica Internacional, Gestão de Custos em Logística, Finanlas Empresariais e Metodologia Científica.
Uberlândia - MG
2013
A logística é “um processo, o qual estaria ligado diretamente e estrategicamente à aquisição, movimentação e armazenagem de materiais, peças e produtos acabados” e “estaria ligada aos processos comerciais tanto no nível interno, quanto no âmbito internacional, e que para o seu total entendimento devemos nos esforçar em analisar que há uma série de outros processos envolvidos na logística.”
Quando nos referimos ao ramo da logística automotiva temos que aqui é necessário um alto índice de especialização , principalmente no que se refere à aplicação de soluções específicas. “Com a mudança, ou melhor, evolução do automóvel de “meio de transporte” para “solução de transporte” os componentes se tornam mais complexos exigindo condições próprias de transporte, manuseio e armazenagem até então não necessárias. A Lifan Motors é uma montadora chinesa com aproximadamente 20 anos de existência, atuando em aproximadamente 165 mercados no mundo, sendo considerada a segunda marca em exportações de automóveis da China. Afirma-se que a empresa fez um investimento de R$15.000.000,00 para implantar um armazém para distribuição de peças que inclui o que há de mais moderno em termos de gestão de inventário, com leitores de código de barras multi freqüência para a estocagem inicial de mais de 10 mil itens. Outra área que recebe forte incremento na operação da Lifan no Brasil é a rede de