Analise de Caso
Introdução
Fundada em 2009
Atua no segmento de tecnologia
Produz aplicativos para celular
Melhores e mais eficientes processos em seus departamentos
Equipe com profissionais altamente qualificados
Oferece altos salários
A partir de 2012
Vários departamentos não alcançam suas metas semestrais
Índice de turnover aumentou vertiginosamente
O presidente Ludwig Albez identificou que os problemas são decorridos de uma gestão de pessoas falha
Para solucionar o caso contratou a consultoria de R.H
Fatores de queda
Gestão ineficiente
1. Desmotivação da equipe
Uma equipe desmotivada assume uma postura acomodada e apática. Não encontra o estímulo para alcançar as metas, cumprir prazos, traças rotas e conquistar objetivos.
2. Problemas de comunicação
Falhas na comunicação geram desencontros nas informações, equívocos processuais, falhas operacionais e impedem que as funções sejam plenamente realizadas, além de criar buracos e até abismos entre um departamento e outro.
3. Conflitos internos
Os conflitos internos influenciam as relações pessoais e as relações profissionais, interferem no desenvolvimento das atividades e no desempenho dos colaboradores. Estão diretamente ligados a harmonia organizacional da empresa.
4. Absenteísmo desordenado
O alto índice de faltas e atrasos interfere no cumprimento de prazos, gerando gastos e stress quando o tempo limite é excedido, além de desequilibrar os departamentos. Além disso, demonstra claramente a insatisfação dos funcionários.
5. Liderança sem estratégia
Um líder tem papel fundamental no grupo em que atua e nos outros ao redor. O líder é responsável por coordenar, orientar, motivar, elaborar estratégias, traças objetivos, mudar as rotas, delegar funções e muito mais. Um líder que não estabelece as estratégias de ação faz com que a equipe trabalhe desordenadamente o que dificulta a obtenção de bons resultados.
6. Falta de avaliação e desempenho
A avaliação e