analise de caso
Inspeção e Regulamentação da Manutenção
BELO HORIZONTE
2013
RELATÓRIO FINAL – ACIDENTE COM HELICÓPTERO PREFIXO PT – HUU – PROPRIEDADE DE EDRA TÁXI AÉREO
SINOPSE:
Em 29 de abril de 1992 a aeronave da espécie asa rotativa modelo Farchild FH-1100, prefixo PT-HUU, em vôo de translado de Jales/SP para Ipeúna/SP quando, repentinamente, iniciou vibração, obrigando o piloto a comandar auto-rotação para pouso forçado, o que ocorreu em terreno arado. O piloto e um passageiro sofreram lesões graves e o helicóptero ficou irrecuperável.
INFORMAÇÕES FACTUAIS:
A aeronave espécie asa rotativa, especificamente, helicóptero Fairchild FH-100 de propriedade da empresa EDRA Táxi Aéreo, prefixo PT-HUU, composta por 1 Tripulante e 1 passageiro, no dia 27 de abril de 1992, efetuava voo de traslado entre o Aeroporto de Jales/SP e Ipeúna/SP, quando as 12:00 hs GMT, passando sobre a cidade de Tanabí/SP, o piloto sentiu o equipamento vibrar, decidindo então iniciar comando de auto-rotação para pouso forçado. Com a realização do pouso forçado, em terreno arado, o equipamento teve perda total e os ocupantes lesões graves.
Danos Pessoais – Lesões graves no tripulante e no passageiro.
Danos na Aeronave – Danos estruturais graves, perda total da aeronave.
Informações dos Tripulantes – Sem informação da Tripulação.
Informações Meteorológicas – Sem informações meteorológicas.
Informações sobre o Aeroporto – O acidente ocorreu fora do perímetro do aeroporto de origem e destino.
Informações sobre os impactos e destroços –
Exames dos destroços evidenciaram a ausência de uma parte do rotor de cauda, indicando uma possível separação em vôo. Após exame nas pás foi concluído que a pá branca fraturou em vôo, provavelmente devido a mecanismo de fadiga.
Neste modelo de aeronave as pás do rotor de cauda sofrem erosão devido a desgastes prematuros oriundos de partículas de areia e poeira, quando o equipamento está em operação. Foi