Estudante
1 INTRODUÇÃO 3
2 DESENVOLVIMENTO 4
3 CONCLUSÃO 6 REFERÊNCIAS 7 ANEXOS 8 ANEXO ÚNICO – Competências que faltaram aos Pilotos (assinaladas). 9
1 INTRODUÇÃO
No dia 05 de abril de 1976 um Boeing 727-81 da Companhia Alaska Airlines acidentou-se no aeroporto de Ketchikan no Alaska, Estados Unidos, após ultrapassar o final da pista devido a um pouso mal sucedido. No acidente foram constatadas diversas ações dos pilotos fora dos padrões adotados pela empresa, que resultaram em uma soma de fatores negativos contribuintes para um acidente aeronáutico.
O acidente vitimou fatalmente um passageiro ferindo outros 32, além de condenação estrutural da aeronave. O Boeing percorrendo a pista apresentou problemas na frenagem e após uma tentativa de arremetida sem sucesso por parte do comandante, atravessou um pequeno canal de escoamento d´água atingindo a estrutura de uma antena, parando a aproximadamente 200 metros do final da pista.
Condições meteorológicas da data indicam que a situação não era das mais favoráveis, e erros dos pilotos em assumirem um voo visual próximo do aeródromo contribuíram a uma sequência de erros que foram cada vez mais aumentando as chances de ocorrer um acidente.
Neste trabalho analisamos as competências que faltaram aos tripulantes principais (comandante e co-piloto) e relataremos os pontos aonde foram encontradas falhas na operação da aeronave e na tomada de decisões as quais optaram os mesmo.
2 DESENVOLVIMENTO
Após uma análise cautelosa do relatório do acidente assim como dos atos inseguros presentes no evento, assinalamos na tabela em anexo único as habilidades que julgamos faltarem nas ações da tripulação. Dissertaremos quando faltaram as habilidades básicas na tomada de decisões e como se interpretadas anteriormente as mesmas poderiam evitar o ocorrido.
2.1 EXPLICAÇÕES