Escola de idiomas
O segmento de serviços educacionais vem sido bastante demandado atualmente, em específico as escolas de idiomas, pois o domínio de outros idiomas, em destaque o Inglês e o Espanhol,são fundamentais devido à globalização. Além disso, estima-se que até 2014 esse negócio deve crescer muito por influência da Copa do Mundo no Brasil. Segundo dados da Associação Brasileira de Franchising (ABF), o mercado de franquias em 2010 cresceu 20,4% em relação ao ano anterior, cujo mercado é responsável por 700.000 vagas de empregos diretos.
Com base nessas perspectivas do mercado de franquias e de escolas de idiomas o principal objetivo deste estudo é encontrar um local que tenha potencial para a abertura de uma franquia de escola de idiomas.
Será necessário um questionário com o objetivo de responder ao problema de pesquisa “em que locais da grande SP oferecem oportunidades de investimento em uma franquia de escola de idiomas?”.
Para a coleta de dados, será utilizado um questionário contendo questões referentes a localização de escolas de idiomas, local de trabalho e moradia dos respondentes, para que sejam avaliados os possíveis locais potenciais. A análise dos resultados será obtida pelo método da análise de correspondência múltipla. 2. REFERENCIAL TEÓRICO
2.1. Franquias
Franquia é o sistema pelo qual um franqueador cede ao franqueado o direito de uso da marca ou patente, associado ao direito de distribuição exclusiva ou semi-exclusiva de produtos ou serviços, e, eventualmente, também ao direito de uso de tecnologia de implantação e administração de negócio ou sistema operacional desenvolvido ou detido pelo franqueador, mediante remuneração direta ou indireta, sem que, no entanto, fique caracterizado vínculo empregatício.
Se levarmos em conta a taxa média de mortalidade das franquias, podemos afirmar que este é um ótimo negócio. Taxa de mortalidade é o levantamento de quantas empresas sobrevivem durante um determinado período. No caso das