Analise de cargos
Analisar um cargo significa detalhar o que o cargo exige do seu ocupante em termos de conhecimento, habilidades e capacidades para que possa desempenhá-lo adequadamente. A análise é feita a partir da descrição de cargo. A diferença entre eles, embora sejam intimamente relacionadas, enquanto a descrição de cargos focaliza o conteúdo do cargo, a análise de cargos procura determinar quais os requisitos físicos e mentais que o ocupante deve possuir, as responsabilidades que o cargo lhe impõe e as condições em que o trabalho deve ser feito.
A análise de cargos funciona como uma análise comparativa de quais as exigências que o cargo impõe a pessoa que o ocupa sob o ponto de vista mental, físico, responsabilidades e condições de trabalho. Ela precisa fundamentar-se em fatores de especificações:
Requisitos Mentais – Instrução necessária, experiência anterior, iniciativa, aptidões.
Requisitos Físicos – Esforço físico, concentração visual ou mental, destrezas ou habilidades, compleição física.
Responsabilidades – Supervisão de pessoas, material, equipamento ou ferramental, dinheiro, títulos ou documentos, contatos internos e externos.
Condições de trabalho – Ambiente físico de trabalho, riscos de acidentes.
Método de Colheita de Dados sobre Cargos
Existem três métodos para necessários para aquisição de dados a respeito dos cargos:
Método da entrevista: É o método mais utilizado para buscar dados e determinar seus deveres e responsabilidades. Existem três tipos de entrevista – Individuais, grupais, e com o supervisor.
Analista: ativa – Ocupante: ativa
As principais questões abordadas –
Qual o cargo que você desempenha?
O que você faz?
Quando faz?
Como você faz?
Muitas entrevistas são estruturadas através de uma listagem de questões que é feita pelo entrevistador no ato da entrevista. Que existem seus Prós e Contras.
Prós: Identificar possíveis frustações, atividades e comportamentos que o cargo impõe, mas que o supervisor não percebe.