ANALISE DE CARGOS
Políticas de descrição e Análise dos cargos
Conceito
A análise e descrição de cargo são fundamentais para a área de Gestão de Pessoas, sendo indispensável para o bom andamento no processo de recrutar e selecionar pessoas dando apoio para uma possível administração de salários, facilitando assim, o entendimento de cada cargo que compõe a estrutura organizacional. Com essa política de descrição e análise de cargos se propicia maior comprometimento e desempenho dos funcionários em relação a suas atividades e auxilia nos processos de recursos humanos.
Segundo PONTES, (2001, p. 41) É a função, o agregado de tarefas atribuídas a cada indivíduo na organização.
Descrição de cargo
A descrição de cargos é o primeiro e grande passo para as empresas se situarem internamente com suas atividades,está relacionado às tarefas, deveres e responsabilidade do cargo, sendo que na especificação relacionar os requisitos necessários ao ocupante.
Conforme Chiavenato (2010) a descrição de cargo é o primeiro passo para conhecer o que as pessoas fazem.
O que faz?
Tarefa e atividades a ser executadas
Quando faz?
Periodicidade
Como faz?
Através de recursos humanos e máquinas
Onde faz?
Local de trabalho
Considerando o estudo de micromovimentos e de tempos a sua aplicação se torna bastante eficaz. Essa análise é feita através da observação direta e dinâmica do ocupante exercendo suas funções enquanto isso o analista de cargos vai registrando em sua folha de análise os pontos-chave de sua observação.
Vantagens
a Não requer paralisação do ocupante. b Veracidade dos dados obtidos. c Ideal para cargos simples e repetitivos.
Desvantagens
a Observação simples, sem contato direto e verbal com o executante. b Custo elevado, devido ao tempo prolongado utilizado pelo o analista. c Não é indicado para cargos que não sejam simples e repetitivos.
2 Método do Questionário
A análise é efetuada através do preenchimento de um questionário de análise de cargo, em que o pessoal irá