Análise de cargos
Classificamos um cargo sendo um conjunto de tarefas, atribuições e suas funções.
Tarefas são as atividades repetitivas, que é o que acontece com os cargos operários.
Função é o conjunto de deveres, tarefas determinadas ao indivíduo que mesmo sem ocupar o cargo, acaba desempenhando tal função.
Atribuição refere-se a atividades relacionadas.
A análise de cargo estuda e determina os requisitos qualitativos para desempenhar a função.
A análise de cargo é muito importante para definir a remuneração do funcionário, pois a partir dessa análise é obtido o conhecimento do que está sendo realizado, como e quem deve realizar, sendo assim avaliando um valor justo para tal exercício, levando em consideração sempre a complexidade, o conhecimento e o ambiente de trabalho.
A análise da função é o estudo realizado, de estrutura organizacional, com o objetivo de obter informações correspondentes às responsabilidades, conhecimentos e outras características exigidas dos ocupantes de cada cargo dentro de uma organização.
Qual o objetivo do Questionário?
Pode-se pedir que o funcionário da empresa preencham o questionário para descreverem suas funções, atribuições e responsabilidades no trabalho.
Deve- se decidir como será elaborado o questionário e quais perguntas será colocado. Cada funcionário recebe uma lista a qual deverá conter algumas tarefas, é valido lembrar que cada um indique seu desempenho, uma respectiva tarefa e quanto tempo normalmente depende dela. O questionário não precisa ser muito rigoroso, apenas pode-se pedir que o funcionário descreva as principais atividades do seu cargo.
O funcionário também pode fazer um pequeno resumo do seu trabalho colocando suas principais tarefas e atribuições.
Questionário de Análise de Cargo.
Nome : Ricardo Ribeiro dos Santos Título do cargo: Auxiliar de Produção
Departamento: Operacional
Nome do supervisor : Josias Siqueira