ANALISE DE AGUA
THE ANALYSIS OF AGGRESSIVENESS OF GROUNDWATER IN THE STRUCTURES OF CONCRETE
FOUNDATION IN THE METROPOLITAN AREA OF RECIFE,PERNAMBUCO,BRAZIL. In: ACI SP-207 - HIGHPERFORMANCE CONCRETE, 2002, RECIFE. THIRD INTERNATIONAL CONFERENCE, 2002
A IMPORTÂNCIA DA ANÁLISE DE AGRESSIVIDADE DA ÁGUA
DO SOLO NAS ESTRUTURAS DE FUNDAÇÃO EM CONCRETO
CONSTRUIDOAS NA REGIÃO METROPOLITANA DO RECIFE.
Carlos Welligton de Azevedo Pires Sobrinho 1,2
Luciana Vieira de Melo1
1 Pesquisador ITEP- Fundação Instituto tecnológico do Estado de Pernambuco
2 Pref. Assistente Escola Politécnica da Universidade de Pernambuco
INTRODUÇÃO
A ruína do edifício Éricka, localizado no bairro de Jardim Fragoso em Olinda, ocorrido em novembro de 1999 teve como causa o colapso da fundação decorrente principalmente da degradação dos blocos de concreto por ataque de águas sulfatadas aliada a outros fatores inerentes ao caso analisado ( CODECIPE-2000).
Esta constatação, desconhecida do meio técnico até então, desperta preocupações em toda classe de engenharia ligada a construção, principalmente nos engenheiros projetas e construtores que adotaram fundações utilizando este tipo de componentes ou elementos em concreto de dimensões reduzidas e/ou de porosidade elevada(comum em concreto utilizado em fundações).
Este trabalho apresenta um breve resumo sobre os mecanismos de ação deletérias nos concretos porosos sob ação de águas consideradas agressivas, e aplicando este conhecimento ao estudo de caso da ruína do edifício Érica e de outras edificações com características semelhantes.
A dimensão do problema e muito grande, atinge a grande maioria das edificações já construídas nessa região. O entendimento deste problema servirá de orientação técnica para avaliação da capacidade resistente dos elementos/componentes em concreto e como subsídio para o desenvolvimento de projetos de