PROJETO DE PESQUISA
CURSO DE EXTENSÃO SERVIÇO SOCIAL
GRAVIDEZ NA ADOLESCÊNCIA: SIGNIFICADOS E EXPECTATIVAS DE UMA NOVA EXPERIÊNCIA
FRANCISCA LIDIA DE MOURA FREITAS
RUBENIA SILVA LIMA
PACATUBA/2014
FRANCISCA LIDIA DE MOURA FREITAS
RUBENIA SILVA LIMA
GRAVIDEZ NA ADOLESCÊNCIA: SIGNIFICADOS E EXPECTATIVAS DE UMA NOVA EXPERIÊNCIA
TRABALHO APRESENTADO NA DISCIPLINA PESQUISA EM SERVIÇO SOCIAL I PARA OBTENÇÃO DE NOTA PARCIAL
ORIENTADORA: CAROLINE PEIXOTO
PACATUBA/2014
SUMÁRIO
1 RESUMO ......................................................................................................................................?
2 INTRODUÇÃO ?
3 DELIMITAÇÃO DO TEMA ?
4 JUSTIFICATIVA ?
5 OBJETIVOS GERAL E ESPECIFICO ?
6 METODOLOGIA ?
7 CRONOGRAMA ?
8 CONSIDERAÇÕES FINAIS ?
9 REFERÊNCIAS BIBLIOGRAFICAS ?
1.RESUMO
2.INTRODUÇÃO
A gravidez na adolescência tem sérias implicações biológicas, familiares, emocionais e econômicas, além das jurídico-sociais, que atingem o indivíduo isoladamente, e a sociedade como um todo, limitando ou mesmo adiando as possibilidades de desenvolvimento e engajamento dessas jovens na sociedade. Devido às repercussões sobre a mãe e sobre o concepto é considerada gestação de alto risco pela Organização Mundial da Saúde (OMS 1977, 1978), porém, atualmente postula-se que o risco seja mais social do que biológico.
A gravidez na adolescência figura como grave problema que atinge parcelas crescentes da população brasileira. A relação entre esta e o abandono da escola, com as óbvias consequências para o futuro destas adolescentes e de seus filhos, é verificada cada vez mais em nosso país. A ocorrência da gravidez precoce entre adolescentes tem se mostrado crescente, gerando grande preocupação por parte do poder público e as entidades