Resenha da menina Loas
POLÍTICA E SEGURIDADE SOCIAL III DENICE GALDINO DO VALLE
Registro-SP 2014
Livro: Direito Social e a Assistência Social na Sociedade Brasileira. Uma equação possível?
“RESENHA”
A partir do cenário Político, desenvolveu-se os processos singulares das reformas, que ampliou a democracia, trazendo os governos militares para os governos civis, e assim ocorreu à organização política e jurídica em especialmente aconteceu que na Constituição promulgada em 1988, assim foi considerado por muitos teóricos que analisaram a tentativa do estabelecimento e de novas relações sociais. No país, por outro lado efetivou processos de grande recessão e contradição no campo econômico, onde ocorreu as tentativas de buscar a retomada do crescimento, tendo como eixo da macroeconomia na centralidade das matrizes econômicas.
Já no paradoxo está localizada a relação entre os avanços dos Políticos Sociais e as definições das diretrizes que concebem as políticas sociais como consequência do funcionamento da economia, porém com os avanços foram construídos novas configurações e novas concepções na área de direitos civis e políticas sociais, que expressou uma nova forma de organizar a seguridade brasileira, trazendo, para a área de assistência social.
Na década de 1980 os governos sucederam encaminhar as orientações produzidas pelo consenso de Washington que criou uma implicação que por um lado houve uma expectativa para com o atendimento dos avanços constitucionais que ampliavam os direitos sociais. O que podemos observar é que os planos econômicos e as construções das legislações sociais, principalmente da Constituição de 1988 foram insuficientes com a melhoria à população no que se referia á melhoria nas condições de qualidade de vida, somente