Analise das estruturas narrativas do livro senhora
Na primeira parte, O Preço, Aurélia Camargo é apresentada ao leitor como uma jovem de 18 anos, linda, rica e frequentadora de bailes da alta sociedade. A principal ação desta primeira parte do romance é quando Aurélia pede ao tio que ofereça ao Fernando Seixas a sua mão em casamento. Porém, Fernando não pode saber a identidade da pretendente e oferecendo-lhe cem contos de réis como dote. E Fernando acaba aceitando se casar com a moça desconhecida, devido estar precisando comprar o enxoval da irmã caçula, pois havia gastado todas as economias da família.
Ao descobrir que sua noiva é Aurélia, Fernando fica eufórico, pois ele sempre a amou. Porém, na noite de núpcias ela fala que havia o comprado e que ele não tinha nenhum direito sobre ela, era um casamento só para manter as aparências e que dormirão em quartos separados.
Na segunda parte, Quitação, há um retorno aos acontecimentos da vida de ambos os protagonistas, explicando os motivos pelos quais Aurélia deseja se vingar de Fernando. Aurélia quando conheceu Fernando era uma moça pobre e órfã de pai. Logo que eles se conheceram, se apaixonaram e começaram a namorar. Porém, Fernando desfez a relação, movido pela vontade se casar com uma moça rica, Adelaide Amaral. Após isso, Aurélia ficou rica, pois havia recebido uma grande fortuna de seu avô paterno que não conhecia, decidindo então se vingar de Fernando.
Na terceira parte, Posse, a história retorna ao quarto do casal. Onde Fernando está com vergonha de si mesmo e Aurélia como sua intensa sede por vingança. É o início da fase de um casamento de aparências.
Na quarta parte, Resgate, se intensifica o comportamento bipolar de Aurélia, ora sádica e sedenta por vingança, ora ciumenta e amável. Também há uma grande transformação de Fernando, que não usufrui da riqueza de Aurélia, adquirindo algo que ele nunca teve, dignidade. Após um ano do casamento, Fernando, devolve a Aurélia, os cem contos de réis, que ela pagou para ele casar-se com ela, em