analise da musica sao paulo , sao paulo premeditando o breque
Professora: Maria Inês
Análise da letra da música
São Paulo, São Paulo
São Paulo, de agosto de 2013
Analogia da música São Paulo, São Paulo.
A música escolhida por nosso grupo foi, São Paulo, São Paulo, interpretada pelo grupo, Premeditando breque (Premê), pois concluímos que retrata a cidade de São Pulo em vários aspectos.
O primeiro trecho trata do clima e etnias, no caso do clima temos várias mudanças bruscas em um único dia, lidamos com a poluição, tratando-se da etnia, temos várias raças e culturas diversificadas que se mesclam em uma grande diversidade de estilos e saem de seus estados e países em busca de ascensão profissional e construírem uma vida nova em um local tão diversificado.
Uma cidade com tantos contrastes, onde de um lado há tantas riquezas, mansões e trabalhos intelectuais, do outro, pobreza, periferia, favelas, sujeira, pouca natureza, falta de moradia, pessoas lutando por espaço tanto no mercado de trabalho e por moradias populares, como na expressão “BNH”, citado na música.
O lazer e trabalho são ironizados por muitos trabalharem demais e não sobrar tempo ou dinheiro para a diversão, tendo que se contentar com a televisão e até mesmo a lavagem do carro. Vários bairros da periferia são abordados, pois são maioria em relação aos bairros nobres, sendo que as periferias acabam sendo pequenos municípios dentro de são Paulo, tendo seus centros comerciais, empresas e fábricas fazendo com que seus moradores muitas vezes nem saiam do próprio bairro para trabalhar e se divertir.
Na última estrofe são destacados os grandes monumentos, pontos turísticos e arquitetônicos demonstrando intelectualidade, oportunidades de crescimento profissional, sendo ponto de partida pra qualquer escolha e ao mesmo tempo ironiza “subir na vida” relacionando com os pontos altos situados na cidade como Terraço Itália, Jaraguá e Viaduto do Chá.
Notamos que a música é uma versão