O quadrinho alternativo brasileiro nas décadas de 1980
O quadrinho alternativo brasileiro nas décadas de 1980 e 19901 Roberto Elísio dos Santos2 Universidade IMES (São Caetano do Sul)
Resumo Tendo como inspiração o comix underground norte-americano, os quadrinhos alternativos brasileiros revelaram vários artistas de talento, muitos deles reconhecidos inclusive no exterior, e abordaram criticamente temas relevantes da realidade brasileira. O mercado editorial de Histórias em Quadrinhos no Brasil sempre esteve sujeito às intempéries políticas e econômicas, m ao longo das décadas de 1980 e 1990, com o as, processo de redemocratização e apesar da crise inflacionária, a produção alternativa de histórias em quadrinhos conquistou o público-leitor. Uma das editoras mais expressivas nesse contexto foi a Circo Editorial. Palavras-chave Histórias em Quadrinhos; mercado editorial; quadrinho alternativo; cultura brasileira. Corpo do trabalho Introdução O papel desempenhado pela história em quadrinhos alternativa na sociedade brasileira, principalmente nas décadas de 1 980 e 1990, é o ponto central do trabalho de pós-doutorado realizada em 2004 na ECA-USP. Supervisionada pelo professor doutor Waldomiro Vergueiro, esta pesquisa exploratório-descritiva teve como objetivos sistematizar e analisar a produção de quadrinhos criados daquele momento histórico, especialmente as tiras e histórias publicadas pela Circo Editorial. Para tanto, foram feitas entrevistas não estruturadas com artistas e editores (Laerte, Luiz Ge e Toninho Mendes), procedeu-se a um levantamento documental e à análise de conteúdo do material coletado (tendo como modelo a semiologia desenvolvida por Roland Barthes).
1 2
Trabalho apresentado no VII Encontro dos Núcleos de Pesquisa em Comunicação – NP Produção Editorial. Jornalista, com pós-doutorado em Comunicação pela ECA-USP,