Analise da glicose no sangue
CENTRO DE CIÊNCIAS DA SAÚDE
FACULDADE DE FARMÁCIA
Bioquímica Clínica
Professor:
Dosagem de glicose no sangue
Caroline Freitas
Michael Chern
Nathalia Meireles
Pedro Nogueira
2 de maio de 2013.
Introdução:
A dosagem sanguínea de glicose é o teste realizado para o diagnóstico do diabetes. O teste é geralmente realizado com um jejum de 8h, se a amostra for coletada após uma refeição, é esperada uma elevação na concentração sérica de glicose, mas mesmo assim não deve atingir valores muito elevados. Idosos precisam realizar o exame em jejum, pois apresentam um maior aumento na concentração de glicose.
O diabetes pode ocorrer por uma deficiência na produção de insulina ou por uma resistência das células à insulina.
Quando a concentração de glicose no sangue é superior à 160~180 mg/dl, a glicose passa para a urina, podendo causar poliúria e polidipsia.
Materiais:
* Jaleco; * Luvas descartáveis; * Pipetas automáticas de 100 µL e 10µL; * Ponteiras; * Tubos de ensaio de plástico; * Descarte para ponteiras; * Sistema Glicose GOD da Labset; * Incubadora; * Aparelho espectrofotométrico. Metodologia:
No laboratório da disciplina (A23) foi realizado o preparo das amostras a serem analisadas, incluindo o branco e padrão. A coleta não foi realizada pelos alunos da disciplina. A amostra de sangue analisada estava contida em um tubo de tampa cinza (que será explicado na discussão) com o material centrifugado, separando o plasma, que foi utilizado na análise. Os procedimentos empregados foram descritos abaixo:
1. Tomar 3 tubos de ensaio e proceder como a seguir: * * | * Branco | * Teste | * Padrão | * Amostra |