Diabetes
Diabetes é uma síndrome metabólica de origem múltipla, decorrente da falta de insulina e/ou da incapacidade de a insulina exercer adequadamente seus efeitos, um aumento de glicose (açúcar) no sangue. O diabetes acontece por que o pâncreas não é capaz de produzir o hormônio insula em quantidade suficiente para suprir as necessidades do organismo, ou porque este hormônio não é capaz de agir de maneira adequada (resistência a insulina). A insulina promove a redução da glicemia ao permitir que o açúcar que está presente no sangue possa penetrar nas células, para ser utilizado como fonte de energia. Portanto, se houver falta desse hormônio, ou mesmo se ele não agir corretamente, haverá aumento de glicose no sangue e, consequentemente, o diabetes.
No diabetes tipo 1, o pâncreas perde a capacidade de produzir insulina em decorrência de um defeito do sistema imunológico fazendo com nossos anticorpos ataquem as células que produzem a esse hormônio. O diabetes do tipo 1 ocorre em cerca de 5% a 10% do pacientes com diabetes.
No diabetes tipo 2, existe um combinação de dois fatores – a diminuição de secreção de insulina e um defeito na sua ação, conhecido como resistência a insulina. Geralmente, o diabetes tipo 2 pode ser tratado com medicamentos orais ou injetáveis, contudo, com o passar do tempo, pode ocorrer o agravamento da doença. O diabetes tipo 2 ocorre em cerca de 90% dos paciente com diabetes.
Diabetes Gestacional é o aumente da resistência a ação da insulina na gestação, levando aos aumentos nos níveis de glicose no sangue diagnosticado pela primeira vez na gestação, podendo – ou não – persistir após o parto. A causa exata do diabetes gestacional ainda não é conhecida.
Glicose
Glicose é um monossacarídeo (açúcar simples) usado pelo organismo como principal fonte de energia. Também é um dos principais produtos da fotossíntese que ocorre nos vegetais. A Diabetes Mellitus é a doença mais comum causada pelo aumento ou baixa do nível de glicose no