Métodos de Analise de Glicose no Sangue
Em um laboratório clínico, um dos exames mais importantes é o exame de sangue, isto se deve porque o sistema circulatório é o principal meio de transporte de nutrientes do organismo humano, chegando em todos os tecidos, em quantidades diferentes.
De onde vem a glicose no sangue?
A glicose no sangue provêm dos hidratos de carbono das suas refeições.Os hidratos de carbono incluem açúcar e alimentos com amido, tais como pão, massas e arroz. Quando comemos, os hidratos de carbono passam do estômago para o intestino delgado, onde são decompostos em glicose.
Os valores normais de glicose no sangue em um dos testes devem mostrar valores entre 60 e 110 mg/dL. Valores inferiores a 60 ou superiores a 110 mg/dL correspondem a problemas relacionados com a hipoglicemia ou, talvez, com a diabetes.
Como vimos antes o exame de sangue é um dos principais exames do Laboratório, isto se deve porque o sistema circulatório é o principal meio de transporte de nutrientes do organismo humano, chegando em todos os tecidos, em quantidades diferentes.
ANÁLISE ESPECÍFICA DE GLICOSE PELO MÉTODO ENZIMÁTICO
A realização do método enzimático para a dosagem de glicose no sangue, de forma a compreender e se familiarizar com esse ensaio comum em laboratórios clínicos, sem o intuito de diagnostico, por conta da ausência de cuidados pré-analíticos como o jejum. Se baseia em uma reação de oxidação com a glicose, e em seguida um de seus substratos com um reagente cromógeno, ou seja, que gera cor, fazendo com que desta forma possa ser medida, através dos valores de absorbância no espectrofotômetro, a concentração de glicose que havia no tubo.
MATERIAIS
Seringa Garrote Agulha Álcool e algodão Tubos de ensaio
Estante universal para tubos de ensaio Pipeta volumétrica
Macro pipeta
Micro pipeta
Centrífuga,
Banho- Maria, Espectrofotômetro,
Cubeta
Ponteira de Micro e Macro pipeta,
Fluoreto de sódio,
Soro