Analise Crítica
No texto “Saúde do trabalhador e o desafio ambiental” relata o conhecimento de diversos estudos e referencias relacionada ao tema, entretanto pouco vemos resultados que sejam satisfatórios principalmente que diz respeito à saúde principalmente a do trabalhador.
Tudo exatamente tudo que possamos fazer em nosso planeta pode afetar diretamente ou indiretamente na saúde e no meio ambiente. É necessário não economizar em estudos que possam revelar o impacto de ações, ainda que estas ações possam ser consideradas para a melhoria de algo para nos seres humanos e animais e meio ambiente. Precisamos saber sempre e em qualquer situação o real impacto para termos tomada decisão levando sempre em consideração o ponto de vista de saúde e meio ambiente.
Sempre que ações sem os devidos cuidados são tomadas sem a devida atenção ao aspecto ambiente/saúde, estamos correndo riscos que possam ter resultados graves e irreversíveis e que normalmente começam afetando a pessoa que lhe da início na prática, ou seja o trabalhador que em vários casos é o primeiro a ser afetado pelo resultado de sua atividade que lhe faz se expor a ambientes de trabalho inapropriados afetando sua saúde a curto médio e longo prazo.
Nos dias de hoje podemos facilmente perceber que no passado não tivemos o devido cuidado com o trabalhador e o meio ambiente em alguns casos por simples negligência ou em outros por desconhecimento, mas o fato que hoje temos o resultado de uma situação cíclica de erros que resultam, por exemplo, em um péssimo sistema de saúde, ou seja, um sistema que não tem capacidade de atender de forma necessária a grande população que necessita de algum cuidado médico. As indústrias no passado não investiam em meios preventivo de acidentes de trabalho ou meio ambiente oque coloca em risco uma quantidade muito grande de pessoas e o ambiente a sua volta. Pessoas muitas vezes com pouco ou sem estudos e com condições de vida ruim se sujeitam a trabalhar em ambientes péssimos a sua