Analise critica
DATA
– Esta análise foi feita em 17/04/2012.
DESCRIÇÃO
– O atendimento realizado em meu campo de estágio se faz com o propósito de atender usuários que pertencem ao programa Bolsa Família, realizando atualização de dados para continuidade no programa, além de demandas implícitas durante o atendimento.
ANALISE
– Segundo o Código de Ética do Serviço Social:
Art. 2º - Constituem direitos do Assistente Social d - inviolabilidade do local de trabalho e respectivos arquivos e documentação, garantindo o sigilo profissional;
Considerando esse item importante, pois o Serviço Social no desempenho de suas atribuições tem necessidade de um lugar no qual possa atender o usuário e guardar as anotações do seu trabalho em sigilo sem que ninguém tenha acesso e faça mau uso disso. Deve também anotar e documentar todos os atendimentos em arquivos próprios, mantendo o sigilo, mas que, se necessário possa ser consultado.
Porém o local onde é efetuado o atendimento foge totalmente ao que diz no Código de Ética de Serviço Social, pois a Assistente Social não possui sala própria para o atendimento, tendo que tentar alguma sala disponível (há 18 salas na Unidade de Saúde, todas ocupadas). Ao final após discussões, e tentativas frustradas decidiu ir então para o segundo andar desta Unidade, e ali atender.
Hoje o atendimento é feito em uma varanda, para entrar ali é necessário passar pela diretoria, ou, pela sala de reuniões, que também é utilizada como refeitório. Então o acesso já é dificultoso inicialmente, pela acessibilidade, pois o elevador não funciona, e para conseguir entrar nesta varanda.
Além disto, a varanda utilizada para o atendimento do serviço Social, também é utilizada por outro profissional da unidade. Ou seja, não há sigilo algum, tanto para o atendimento, quanto para guardar anotações de trabalho, ou, livros Ata/diário de atendimento. Pois os mesmos ficam expostos nesta varanda em caixas de papelão abertas, onde