Analise Critica
Discurso da Dilma – 2011
Em 2011 Dilma Rousseff assumiu a presidência do país em meio a uma crise financeira internacional, mas ao mesmo tempo assumia depois de um governo com alta popularidade, e de aprovação de mais da metade da nação. Em seu discurso de posse mostrou ao país que a intenção dela no poder era continuar o governo ao estilo Lula que segundo ela mudou a forma de se governar o país. A presidente também exaltou as conquistas de seu antecessor, e prometeu ao povo brasileiro mais melhorias em todos os setores.
Resumindo em 2011, Dilma pegou o governo nos braços do povo, o Brasil vivia um cenário de prosperidade, protestos como vimos os realizados ano passado, nem passava pela cabeça da recém-eleita presidente. É notável que em seu discurso Dilma sempre exalta os números e os índices do governo petista, e mesmo que na época ninguém perceba, ela mostrou que mais uma vez o foco de seu governo era os números, mas infelizmente vimos nesse quatro anos que são poucas ás vezes que esses números trazem consigo qualidade nos diversos setores. Um exemplo disso é a expansão dos Institutos Federais prometida por ela em sua campanha e que realmente aconteceu, mas com pouca qualidade, vemos hoje obras inacabadas e alunos tendo aulas em lugares improvisados ou emprestados pelas prefeituras municipais.
Estamos ás vésperas de uma nova eleição, se caso aconteça à reeleição de Dilma os brasileiros podem se preparar para uma chuva de números e dados em seu discurso de reeleição, mas a nossa querida presidente precisa perceber é que não adianta números sem qualidade, ou se não continuaram acontecendo as manifestações e as greves que assolam seu governo nos últimos anos.