Analise critica A imagem da Mulher na Propaganda- De quem é a Culpa?
Nome: Naiane Lima
RA: B90GHC-1
Curso: Serviço Social 1º Semestre
Professora: Paula Almeida
Documentário: A imagem da Mulher na propaganda - Killing us Softhy - 4 Jean Kilbourne
Tradução: Matando - nos lentamente (Paula Almeida)
De quem é a culpa?
Um documentário muito importante para todos nós, independente de ser mulher. Um documentário que realmente nos coloca para pensar, analisar e refletir sobre o que somos ou o que seremos futuramente.
Será que estamos felizes com nossa aparência física?
Será que todos nós vivemos realmente da forma que sempre sonhamos?
Será que usamos as coisas que gostamos?
Será que todos nós temos opiniões próprias sobre o que queremos ou, até mesmo, nas coisas mais simples que fazem parte das nossas vidas?
Aqui ficam algumas perguntas para serem analisadas. Concordamos que com essas perguntas nem sempre as nossas escolhas são feitas porque queremos. Vivemos em uma sociedade onde o que está prevalecendo é a ditadura imposta pela propaganda, onde são elas que estão definindo quem somos, o que usamos, o que comemos e o que vestimos. Uma sociedade que a cada dia que passa está deixando de lado a sua própria opinião.
A propaganda tem um grande poder na vida de cada um de nós. Isso acontece de um modo que nem percebemos. Se pararmos para analisar, tudo o que temos ou o que usamos tem uma grande influência das propagandas, que passam uma mensagem de que temos que usar tudo o que ela propõe para nos enquadrar nos padrões de vida que elas acreditam que sejam os melhores.
Podemos afirmar que a mulher é o alvo principal disso tudo, pois sempre estão preocupadas com sua aparência física. Acabam caindo na “ditadura da magreza” imposta pela propaganda, que quer vender uma imagem de que a mulher, para ser bem sucedida e de bem com a vida, tem que ser magérrima.
Se pararmos para analisar, tudo isso deparou com uma realidade cheia de pré-conceitos, onde só tem espaço garantido no mercado de trabalho a mulher linda,