Analise critica do projeto do BI
ANÁLISE CRITICA DO PROJETO PEDAGÓGICO DOS BACHARELADOS INTERDISCIPLINARES
Tércia Freitas Matos Alvim
Prof.: Brian Teles Fonseca de Macedo
Turma 15
Salvador, 05 de maio de 2014.
ANÁLISE CRITICA DO PROJETO PEDAGÓGICO DOS BACHARELADOS INTERDISCIPLINARES INTRODUÇÃO: O projeto pedagógico foi criado em 2008, desde então o único para o gerenciamento do curso de graduação. No mesmo, consta que sua principal construção surgiu a partir da necessidade da atual Sociedade do Conhecimento. Além de nortear o novo curso, que tem como característica uma formação geral humanística, científica e artística, salienta a busca pela renovação da arquitetura acadêmica dos atuais cursos de graduação vigente no país, numa tentativa de equiparar-se aos países desenvolvidos e possibilitar uma maior mobilidade acadêmica internacional.
O Bacharelado Interdisciplinar é articulado ao regime de ciclos. O Primeiro Ciclo propicia formação universitária geral e o Segundo Ciclo contempla formação específica. Posicionando a UFBA como a primeira universidade brasileira a ter essa estrutura curricular.
ANÁLISE: O projeto vem com um discurso inovador para formação de indivíduos com aptidões essenciais que farão diferença no mercado de trabalho, pois esses bacharéis terão conhecimento da sociedade que estão inserido devido a oportunidade de uma formação ampla que o BI lhe conferiu antes de se especializar. Tudo isso implica numa oportunidade de sessar dúvidas e promover uma decisão profissional mais consciente, com menor chances de arrependimentos. Auxiliar nas dúvidas dos estudantes é de fato um ponto importante, pois além de diminuir as taxas de desistências nos cursos de CPL, consequentemente diminuindo os custos do governo, para que esse recurso hoje desperdiçado, seja investido em novas vagas, afim de aumentar o alcance das universidades. Sobretudo a formação de cidadão criativo, capaz de investigação, de se comunicar