Engenharia
Através de análises e pesquisas, trazemos através deste trabalho informações sobre o Business Intelligence, abordando o surgimento, benefícios, estudo de caso. O BI está ganhando espaço no cotidiano das empresas visto que o mundo globalizado está cada vez mais competitivo e os clientes por sua vez, estão mais exigentes.
É certo que nenhuma empresa pode escapar dos efeitos da revolução causada pela informação e tecnologia. Os gestores a cada dia gastam mais recursos com esta área, concluindo que a informação é um requisito tão importante quanto os recursos humanos pois é dela que depende o sucesso ou fracasso das decisões tomadas na organização independente de nível hierárquico.
A capacidade de uma empresa em coletar, organizar, analisar e implementar mudanças a partir de informações fazendo a integração com a melhoria contínua é que vai determinar a sua excelência.
Nesta nova era é essencial organizar o crescimento e o uso da informação para que os recursos (pessoas, máquinas, sistemas) sejam utilizados de forma mais produtiva, correta e eficiente, porém uma questão importante é que a informação não apresenta valor nenhum se analisada isoladamente, passando a ter muito valor quando associada a um conjunto de outras informações e tornando-se um produto essencial num processo de decisão.
Para gerar, armazenar, acessar, analisar e gerenciar a informação é utilizada a TI, que abrange os métodos, o software e a infra-estrutura que suporta o uso de sistemas de informação e auxilia as empresas a se conhecerem, descobrir potenciais e novos mercados. Em meio a toda essa avalanche moderna, está o Business Intelligence, ou Inteligência de Negócio.
A inteligência empresarial (em inglês Business Intelligence) é o processo de coleta, organização, análise, compartilhamento e monitoramento de informações que oferecem suporte a gestão de negócios.
2. Histórico
O termo Business Intelligence foi usado pelo Gartner Group (empresa de consultoria fundada em