Business Intelligence
(Inteligência empresarial)
Conceito
Uma definição simples, conforme SIDEMAR (2007) seria considerar o BI como um mecanismo de suporte à tomada de decisão que contem três importantes passos: coleta de dados, geração de informação e tomada de decisão. Carlos Barbieri (2001), afirma que BI pode ser entendido como a utilização de variadas fontes de informação para se definir estratégias de competitividade nos negócios de uma empresa.
Introdução
Atualmente, a globalização vem transformando o modelo de negócios das empresas, e consequentemente vêm aumentando consideravelmente a procura pelas ferramentas de BI para atender a demanda em gerenciar o aumento da massa de informações, busca e recuperação de dados, itens que impactam diretamente no processo de tomada de decisão. A evolução do BI é promissora, o crescimento desta tecnologia inovadora em plataformas.
Vantagens e Desvantagens do “Business Intelligence”, como forma de projetar a Inteligência nos negócios de pequenas e médias empresas. Consolidadas, pode promover futuramente sua disponibilidade em qualquer lugar, podendo estar presente em dispositivos móveis, partindo de um ponto de vista estático em sua performance inicial, para a análise preditiva.
Apesar de todo cenário deslumbrante que o conceito do BI, as empresas ainda tem muito cuidado com projetos de longo prazo, alto investimento e capital humano utilizado, criando barreiras no processo de crescimento da ferramenta.
Características relacionadas a soluções de BI, baseado nos artigos de SIDEMAR (2007):
• Extrair e integrar dados de múltiplas fontes;
• Fazer uso da experiência;
• Analisar dados contextualizados;
• Trabalhar com hipóteses;
• Procurar relações de causa e efeito;
• Transformar os registros obtidos em informação útil para o conhecimento empresarial.
Para entender um pouco do cenário de BI, são utilizados algumas tecnologias como:
- Ferramentas de ETL que são responsáveis por validar,