Análise urbana
JUIZ DE FORA
FUNDAMENTO DE URBANISMO
JUIZ DE FORA
2013
2
1. ÁREA OBJETO DE ESTUDO
A cidade de Matias Barbosa foi tomada como local de estudos, através de conceitos abordados pela disciplina de Urbanismo.
Em 1923, a Lei estadual n° 843, de 7 de setembro, criou o município de Matias
Barbosa, emancipando-o da região de Juiz de Fora do qual era distrito. A cidade localizada na mesorregião da Zona da Mata Mineira possui 157,11 m² de unidade territorial e segundo estimativa do IBGE para 2013, conta com 14.104 habitantes, tendo densidade demográfica de 85,51 hab/m². A região de Matias Barbosa escolhida para visita técnica foi a de Monte
Alegre.
A tabela seguinte apresenta dados do senso 2010, bem como a localização geográfica da unidade com relação a Juiz de Fora.
3
Em vista do desenvolvimento econômico gerando grande aumento populacional a demanda por serviços públicos básicos aumenta e assim a qualidade atrelada a eles. Outro fator ocasionado pelo crescimento populacional e o aumento da frota que pode ser observado na dificuldade de circulação pelas vias das cidades relacionando-se assim a mobilidade urbana.
Em Matias Barbosa, tal panorama ainda não é observado devido ser uma cidade com uma frota reduzida, visto o número de habitantes. O gráfico abaixo mostra a relação dados sobre a frota da cidade.
2. DESENVOLVIMENTO
Realizada no dia 31 de março de 2014, a visita técnica teve por objetivo o levantamento de dados inerentes à infraestrutura urbana relacionando relativos à limpeza urbana (distribuição de coletores de resíduos pelas ruas), iluminação (distribuição de pontos de iluminação pública), pavimentação, drenagem e sinalização.
4
Esta atividade teve por objetivo principal, a inserção dos alunos no trabalho de campo, através da observação de itens exposto e discutidos em sala de aula, para um melhor entendimento do papel do urbanista com relação à cidade.
Segue