Analise conto irmão de pinóquio
Conto: O Irmão de Pinóquio
Conto: A Zanga de Emília
Situação inicial
Dona Benta em sua sala de estar, enquanto leitora mostra-se conhecedora da língua estrangeira de modo a valorizar o modo de falar do brasileiro, transmite a história a sua maneira, criando expectativas de sua plateia.
Emília se zanga com Tia Anastácia arruma as malas para sair de casa e morar com o Pequeno Polegar. É surpreendida por Narizinho que a faz mudar de ideia.
Narrador
3ª pessoa (restringe a interpretação dos fatos)
3ª pessoa (restringe a interpretação dos fatos)
Personagens
Principais: Dona Benta (atenciosa, carinhosa), Narizinho (encantadora, sonhadora), Emília (esperta, interesseira) e Pedrinho (bom leitor, obediente)
Principais: Narizinho ( inteligente e sensata) e Emília(colérica, um pouco inocente “bobinha” e esperta)
Espaço
Sítio, criando um espaço acolhedor que mistura o imaginário e o real como portal para os personagens adentrarem no mundo imaginário.
Cantinho da sala onde era o seu quarto (Sítio)- lugar onde os personagens vivenciam momentos marcantes com seres reais e não reais, um portal para a imaginação.
Tempo
Imaginário/místico
Imaginário/místico
Interpretação
O objetivo do autor é aproximar o leitor do texto usando oralidade no texto escrito de forma que a leitura se torne mais prazerosa, atraente e com isso mostra que o livro estar ao alcance de todos.
Narizinho muito inteligente conduziu a conversa de maneira sensata que fez Emília refletir ,que naquele momento de zanga é preciso analisar bem nossas atitudes . A boneca reflete e muda de ideia, passa do estado irreal para o real, e volta para o mundo, para dar lugar o que realmente importa, as pessoas do seu convívio.