Analise de conto infantil - o irmão de pinoquio
( O irmão de Pinóquio - capilo I a VII ).
Resumo:
Dona Benta recebe o livro do Pinóquio. Ela lê a historia para as crianças à sua moda. emília em troca de um cavalinho de pau dá a ideia a Pedrinho de procurarum pau vivente. o menino procura o pau vivente na floresta, quando começa adesistir emíla o engana com a ajuda de Visconde.
Pedrinho iludido leva o pedaço de pau para casa, faz um concurso para estabelecer quem farar o irmão de Pinóquio, Tia Anastácia é sorteada para fazer o boneco. Nasceo o João Faz de Conta, o boneco era muito feio.
Pedrinho agora tem que fazer o boneco adquirie vida, faz varias tentativas sem obter sucesso, desiste e abandona o boneco.
Narizinho convida emília para dar um passeio pelo pomar como de costume, Emília se recusa a acompanha-la. Narizinho pegar o boneco como companhia e vai para o ribeirão. Lá ele adquire vida e conversa com Narinho fazendo algumas observações indagando a menina, que se encontra num estado de imaginação. Narizinho encontra com uma fada de Codão em forma de alfinete, encontra com Capinha Vermelha e a Barba Azul entre outros personagens.
De volta para casa conta para Pedrinho sua experiência com o mundo fantástico e o dixa cheio de expectativas para conhecer o menino que nunca quis crescer "Peter Pan".
Narizinho por sua vez suspeita que Emília tem a varinha de cordão da fada.
A obra estudada apresenta uma história narrada por um narrador em terceira pessoa apresentada por Dona Benta a seus netos e demais personagens do Sitio do Picapau Amarelo em vários serões doméstico .
Dona Benta em sua sala de estar, enquanto leitora monstra-se conhecerdora da lingua materna e da língua estrangeira, transmite a historia a sua maneira, consegue não só transmitir como modificar a história dando sentido aos fatos com uma linguagem mais apropriada , compreensível , simplificada, criando expectativas de sua plateia. os personagens a moda de Dona Benta tem