geografia terceiro ano
16. Em relação às alterações do meio natural produzidas pela relação sociedade-natureza, no espaço geográfico da atualidade, Falkenmark entende que
“...o conhecimento do ciclo da água permite compreender, em primeiro lugar, o impacto das poluições em escala planetária. Porque, uma vez utilizada, a água é em geral rejeitada com sua carga de detritos; estes, servem-se do ciclo e podem assim contaminar não apenas os rios e os lençóis subterrâneos, mas também os oceanos e a atmosfera. Desde a última guerra mundial a poluição tornou-se mais acelerada. Em 1991, os trabalhos realizados no âmbito do Programa das Nações Unidas para o Meio Ambiente (Programe des Nations Unies pour l'Environnement - PNUE) destacam fontes de poluição cada vez mais numerosas e diversificadas através do mundo”. FALKENMARK, Malin. Como preservar o ciclo da água. In BARRÈRE, Martine. Terra, patrimônio comum. São Paulo: Nobel, 1992.
Tomando como base a leitura do texto acima e seus conhecimentos, assinale a alternativa correta.
(A) O acúmulo de detritos asfixia os rios, acarreta a deterioração da qualidade da água, o odor fétido e a mortandade de peixes, mas não compromete a utilização desses rios pelas populações atendidas.
(B) As águas poluídas e contaminadas veiculam vírus e bactérias potencialmente perigosos para a saúde humana, mas são recicladas continuamente por meio do ciclo hidrológico.
(C) Uma das causas da asfixia dos rios e dos lagos é a eutrofização, fenômeno caracterizado pelo excessivo desenvolvimento de algas que absorvem o oxigênio dissolvido na água.
(D) As águas servidas despejadas pelas indústrias e pela agricultura moderna provocam uma forma de poluição branda, devido à ocorrência de compostos pouco tóxicos e biodegradáveis (metais pesados, pesticidas, isótopos radioativos).
(E) A poluição e contaminação nas nascentes dos rios em nada comprometem a qualidade de vida das populações localizadas ao longo de seu curso, visto que o