Analise capm
A relação entre risco e retorno é bastante conhecida. Quanto maior o risco, maior será o retorno exigido por um acionista para correr tal risco, sempre objetivando maximizar suas riquezas. Nessa relação, o modelo CAPM é utilizado afim de estimar o custo do capital próprio (WACC). O custo do capital tem efeito sobre as operações da empresa e afeta a sua lucratividade. Os proprietários ou terceiros, ao investir recursos em uma empresa, exigem um retorno mínimo a título de remuneração do seu capital. A taxa de captação dos recursos entregues à administração da empresa, denota o custo do capital, que representa a taxa de financiamento da empresa. O CAPM estabelece que em um mercado competitivo, a remuneração exigida pelo investidor varia em proporção direta com o beta, medida do risco sistemático do investimento.
Para Cálculo do modelo CAPM, é necessário antes, definir dois elementos: o período da análise e a média a ser empregada pelos cálculos. Sempre que possível, deve-se utilizar o mesmo intervalo de tempo nas séries utilizadas. Utilizar enfoque histórico é de extrema importância. O retorno passado pode ser um previsor dos retornos esperados.
O CAPM traz maior segurança ao investidor ao longo do ciclo de seus negócios. Ele depende da Renda Fixa, do Prêmio e do Beta. Analisa o comportamento da empresa de acordo com o mercado. O CAPM é um modelo de precificação de ativos financeiros com o objetivo de diminuir a complexidade dos cálculos. É diferente do modelo de MArkovitz , pois não preciso fazer a correlação entre eles. Pego um ativo do mercado financeiro (Benchmark) e me baseio por ele. Basta um.. O Prêmio pelo risco (RM – RF) é a sensibilidade do ativo individual de cada empresa diante do ativo de mercado ( IBX, Ibovespa).
Beta – covariância entre o ativo. Inclinação da reta. Correlação existente entre o ativo e o mercado.
No caso da Vale, o retorno exigido pelo acionista é de 5,01%. Tendo um Beta de 0,96, para cada