analise absolut
Criada em 1879 pelo empresário Lars Smith, conhecido como “O Rei da Vodca” pois controlava um terço de toda a produção da bebida na Suécia. Introduziu um novo tipo de vodca revolucionando em sua produção: a bebida era destilada mais de 100 vezes.
O produto foi importado somente em 1979, um século depois, pela primeira vez para os Estados Unidos que até então, seu mercado era dominado por uma vodca russa (país tradicional na produção da bebida). Os suecos foram ousados e resolveram desembarcar sem tradição nenhuma.
A estratégia da empresa de seguir com o seu produto para a América foi pelo país ser uma potencia econômica mundial e assim, globalizar sua marca para outros lugares.
No primeiro ano, venderam 90 mil litros. Em 1984 a marca já estava em dezoito países e no ano seguinte, alcançou a liderança nos Estados Unidos.
Nesta época, o drink Bloody Mary estava bombando nos bares famosos dos EUA, feito de suco de tomate e limão, dois de seus ingredientes essenciais era a vodca e a pimenta. Com intuito de facilitar a preparação, a empresa teve a brilhante ideia de lançar a primeira vodca com sabor do mundo – Absolut Peppar (vodca aromatizada de pimenta). Em 1988, a linha de vodca com sabores expandiu, o que foi uma das principais características de sua fama.
O principal motivo de seu grande sucesso foi a propaganda. Se destacava pela campanha contagiosa, sofisticada e inteligente na publicidade mundial. Em todas as campanhas, a garrafa e a marca são o centro de tudo, tem a garrafa como estrela. Assim, se torna universal pois pode ser adaptada em qualquer mercado, país ou tema, ou seja, tem a capacidade de ser reinventada, relida, reformulada dentro de uma estrutura perene. Como forma de comercialização, a garrafa começa a ganhar inúmeras edições especiais.
(a Absolut entra com um posicionamento único a partir da garrafa ser o centro de tudo, então quando você olha uma garrafa Absolut não é necessário nem o nome pois você já