Analisar o problema dos cartéis na economia brasileira.
Módulo: 2
Atividade: 10.2.1
Título: Analisar o problema dos cartéis na economia brasileira.
Aluno:
Disciplina: Introdução à economia
Introdução
O cartel se constitui pela formação de uma união, entre empresas do mesmo ramo, a fim de buscarem interesses comuns as suas economias. O resultado dessa união pode gerar um monopólio de mercado de modo a estabelecer um controle da produção e condição de venda única visando limitar a demanda especifica da barganha na compra dos produtos, ou seja, determinar preços e fixar as margens de lucro sobre um determinado bem ou produto que ambas oferecem em comum. No entanto apesar de ser considerada uma pratica ilegal é muito utilizada em países cuja economia é capitalista. Este processo não só prejudica o crescimento da economia, mas afeta também o crescimento econômico de empresas concorrentes que oferecem produtos similares. A formação de cartéis é uma pratica que prejudica a concorrências nos sistemas capitalistas, pois empresas e empreendimentos que deveriam concorrer entre sim realizam acordos e concorrem juntas contra os consumidores que ficam em desvantagem tendo em vista a não liberdade de escolha e assim deixam de ser adotados e determinados pelo ponto de equilíbrio entre a demanda e oferta.
O objetivo deste trabalho é discutir sobre os cartéis e apresentar alguns setores que adotaram esta pratica ilegal bem como mostrar as consequências e ações adotadas para a prevenção e punição desta pratica.
Setores com maior incidência de cartéis
A concorrência de preços e a livre economia de mercado, ajuda a garantir melhores oportunidades para os consumidores de modo a facilitar a comparação entre diferentes marcas e desempenhos de produtos e serviços ofertados pelas diversas organizações.
Entretanto, é possível verificar no cenário mercadológico que a livre ação de comprar e buscar o melhor preço não acorre, visto que são mercados que apresentam incidências de