Analisando a pedagogia da autonomia de paulo freire
Leonardo Célio Alves¹
Aycon Tinoco Lisboa²
Resumo: Este trabalho foi criado com o intuito de analisar, discutir e criticar a obra pedagogia da autonomia de Paulo freire, um renomado educador brasileiro de grande importância no campo do ensino, principalmente na área da educação. Este trabalho vai contribuir para uma analise mais prática e sucinta desta grande obra principalmente para os acadêmicos, professores e aos que tiverem o interesse de ler a obra. Constituindo-se de uma metodologia baseada na pesquisa de livros, artigos e resumos, ou seja, pesquisa bibliográfica este trabalho apresenta de forma simples a obra de Paulo freire pedagogia da autonomia tendo em vista que esta obra teve grande influência no campo da educação por isso contribuiu e contribui muito na formação de educadores e educandos, portanto na formação humana esta seu principal resultado.
Palavras-chave: Pedagogia. Educação. Ensino.
1. INTRODUÇÃO
A pedagogia da autonomia de Paulo Freire é uma obra de grande importância na educação não só brasileira, mas, mundial. Tem grande relevância porque da forma que foi criada e no campo que se insere torna-se atual, pois, trata da estreita relação educador-educando, professor-aluno. Esta obra serve Omo ideologia de ensino para educadores de todo o mundo, colocando em evidência a importância da autonomia dos educandos assim como o conhecimento que os mesmos trazem de casa já que para Paulo Freire deve-se considerar que o educando é um ser histórico e social.
A organização deste artigo apresenta-se da seguinte forma: a segunda seção (primeira seção após a introdução será o desenvolvimento do trabalho onde será discutida de forma clara e objetiva a obra, assim como suas subdivisões e logo depois, na seção seguinte estarão dispostas as considerações finais desse trabalho em relação à obra.
2. DESENVOLVIMENTO
A pedagogia da autonomia de Paulo Freire contém idéias indispensáveis á pratica dos