trabalho
UNIDADE ACADEMICA DE GRADUAÇÃO
PROGRAMA DE APRENDIZAGEM: FORMAÇÃO DOCENTE
ESCOLA E SEU PROJETO
São Leopoldo
24/04/2013
ESCOLA E SEU PROJETO
Analisando a primeira pergunta, sobre o papel da escola na sociedade, observamos que dos trinta e quatro entrevistados, somente nove responderam que o principal papel da escola é formar cidadãos críticos e prepará-los para a vida em sociedade. Os outros vinte e cinco entrevistados responderam que uma escola ideal é aquela que passa conhecimentos aos alunos, reforça os valores e ensina a superar desafios para a construção de um mundo melhor, formando então, profissionais mais capacitados. Segundo o autor Paulo Freire, em seu livro “Pedagogia da Autonomia”, “Saber que ensinar não é transferir conhecimento, mas criar as possibilidades para a sua própria produção ou a sua construção. Quando entro em uma sala de aula devo estar sendo um ser aberto a indagações, à curiosidade, às perguntas dos alunos, a suas inibições, um ser crítico e inquiridor, inquieto em face da tarefa que tenho – a ele ensinar e não a de transferir conhecimento.” (FREIRE, 1996.p.27).
De acordo com a Lei de Diretrizes e Bases da Educação, Art. 22, “A educação básica tem por finalidades desenvolver o educando, assegurar-lhe a formação comum indispensável para o exercício da cidadania e fornecer-lhe meios para progredir no trabalho e em estudos posteriores.” e Art. 35 do parágrafo III – “o aprimoramento do educando como pessoa humana, incluindo a formação ética e o desenvolvimento da autonomia intelectual e do pensamento crítico;”
Portanto, fica claro que os profissionais entendem seu papel como um repassador de conhecimentos, numa postura mais autocrática, num modelo mais tradicional de educação.
Com relação ao que seria uma escola ideal, observamos que muitas respostas foram diferentes entre si sendo que, alguns não responderam ou não