Analice Desenvolvimento de Sistemas
A norma 9126 se foca na qualidade do produto de software, propondo Atributos de
Qualidade, distribuídos em seis características principais, com cada uma delas divididas em sub-características, conforme podemos ver na figura abaixo:
ISO9126
FUNCIONALIDADE
Adequação: Capacidade do produto de software de prover um conjunto apropriado de funções para tarefas e objetivos o usuário especificados. Acurácia: Capacidade do produto de software de prover, com o grau de precisão necessário, resultados ou efeitos corretos ou conforme acordados. Interoperabilidade : Capacidade do produto de software de interagir com um ou mais sistemas especificados.
Segurança: Capacidade do produto de software de proteger informações e dados, de forma que pessoas ou sistemas não autorizados não possam lê-los nem modificá-los e que não seja negado o acesso às pessoas ou sistemas autorizados.
Conformidade: A conformidade é utilizada para avaliar o quanto o software obedece aos requisitos de legislação e todo o tipo de padronização ou normalização aplicável ao contexto.
Confiabilidade
Maturidade: Capacidade do produto de software de evitar falhas decorrentes de defeitos no software.
Tolerância a Falhas : Capacidade do produto de software de manter um nível de desempenho especificado em casos de defeitos no software ou de violação de sua interface especificada.
Recuperabilidade: Capacidade do produto de software de restabelecer seu nível de desempenho especificado e recuperar os dados diretamente afetados no caso de uma falha.
Usabilidade
Inteligibilidade: Capacidade do produto de software de
possibilitar ao usuário compreender se o software é apropriado e como ele pode ser usado para tarefas e condições de uso específicas.
Apreensibilidade: Capacidade do produto de software de possibilitar ao usuário aprender sua aplicação
Operacionalidade: Capacidade do produto de software de possibilitar ao usuário operá-lo