ANALGÉSICOS
Os Analgésicos são medicamentos que aliviam a dor. Agem perifericamente, no local da dor, ou no sistema nervoso central, modificando o processamento dos sinais que o cérebro recebe através dos nervos. Existem dois tipos de analgésicos: os narcóticos e os não-narcóticos.
Analgésicos não narcóticos: São substâncias utilizadas para diminuir a dor, que agem a nível periférico, normalmente indicados para a dor leve ou moderada, ou ainda como coadjuvante na ação de analgésicos narcóticos ou anestésicos. Enquanto medicamentos podem estar isolados ou associados a outras substâncias. São exemplos:
DIPIRONA SÓDICA
(Analgésico e Antitérmico)
Nome Comercial: Novalgina®, Anador® etc.
Apresentação: comprimidos 500mg. Frascos com 10ml, 15ml ou 20ml (500mg/ml) de solução oral (gotas). Frascos com 100ml (50mg/ml) de solução oral + medida graduada (2,5ml, 5ml, 7,5ml e 10ml). Supositórios com 300mg (infantil) e 1g (adulto). Ampolas de 1ml, 2ml ou 5ml (500mg/ml) de solução injetável.
Ação Farmacológica: derivado da pirazolona com propriedades analgésicas , antipiréticas e Antiflamatórias.
Mecanismo de Ação: Atua no centro termo regulador hipotalâmico nos pacientes com hipertermia provocando redução da temperatura corporal. A queda da temperatura decorre de maior perda de calor, possivelmente por aumentar a irradiação de calor através da pele. O efeito analgésico pode ser decorrente da capacidade que a dipirona tem de bloquear a síntese e a liberação de prostaglandinas, substâncias envolvidas diretamente na fisiopatologia do processo doloroso. Além, desse efeito periférico, a dipirona pode atuar diretamente no tálamo, diminuindo a passagem de impulsos dolorosos (potenciais de ação), e, através dessa estrutura, reduzir a chegada de impulsos dolorosos ao nível do córtex sensitivo.
Indicação: Analgésico e antipirético.
Contra-indicações: Contra indicado para pacientes hipersensíveis à droga. Não deve ser administrada a pacientes com intolerância conhecida