neoliberalismo
Fichamento apresentado como exigência parcial da Disciplina: Política e Gestão da Educação,
I - Referências
ANDRIOLI, A. I., As políticas educacionais no contexto do neoliberalismo. In: Revista Espaço Acadêmico. Ano II N°13. Junho de 2002-Mensal, p. 1-5.
II – Temática
O autor discute como as políticas de educação no Brasil se fundamentam nas ideias liberais. Havendo uma centralidade da educação no país, pois se acredita que a educação é um meio da crescimento social da população. Apresentando o espaço educacional, como uma disputa de hegemonia, criando cada vez mais meios para que todos tenham o direito de estudar, e não se preocupando em como está a qualidade da educação. Não se desenvolvem nas pessoas o senso critico, para questionarem sobre todos os fatos ocorridos desde em seu município, ate que englobe todo o país, criando assim seres alienados ao invés de seres pensantes que buscam suas próprias razoes e conhecimentos.
III- Pressupostos básicos
-“A conjuntura das políticas educacionais no Brasil ainda demonstra sua centralidade na hegemonia das ideias liberais sobre a sociedade, como reflexo do forte avanço do capital sobre a organização dos trabalhadores na década de 90.(...) A crise do capitalismo em nível mundial, em especial do pensamento neoliberal, revela, cada vez mais as contradições e limites da estrutura dominante. A estratégia liberal continua a mesma : colocar a educação como prioridade, apresentando-a como alternativa de “ascensão social” e de “democratização das oportunidades””.(ANDRIOLI, 2002,p.1)
-“(...)É com o advento do marxismo que a ideologia assume uma maior importância para o pensamento humano. Conforme Marilena Chauí, o marxismo entende a ideologia como “um instrumento de dominação de classes””.(ANDRIOLI, 2002, p.1)
-“(...)Segundo Louís Althusser a escola é o principal aparelho ideológico da sociedade(...)”(ANDRIOLI, 2002, p.1)