anabolizantes
O Programa Nacional de Fortalecimento da Agricultura Familiar (PRONAF) é um programa criado em 1995, no qual o governo federal destina apoio financeiro às atividades agropecuárias e não-agropecuárias exploradas mediante emprego direto da força de trabalho do produtor rural e de sua família, de forma a integrá-lo à cadeia do agronegócio. Entendendo-se por atividades não-agropecuárias os serviços relacionados com turismo rural, produção artesanal, agronegócio familiar e outras prestações de serviço no meio rural, que sejam compatíveis com a natureza da exploração rural e com o melhor emprego da mão-de-obra familiar. Este resumo tem por finalidade apresentar o programa PRONAF, bem como seus objetivos, seus pontos fortes e pontos fracos.
MATERIAL E METODOLOGIA
Este resumo tem como metodologia, a pesquisa bibliográfica, com o objetivo de explicitar o que é o PRONAF, bem como seu objetivo, vantagens, desvantagens e formas de linhas de financiamentos. Para tanto, foi necessário uma revisão de literatura, desenvolvida através de livros, publicações em periódicos e artigos científicos, buscando consultar obras atualizadas. Para a veracidade dos dados foram utilizados os seguintes centros, Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social (BNDS), Secretaria de Estado da Agricultura e Desenvolvimento Rural e Secretaria de Estado de Agricultura, Pecuária e Abastecimento (SEAPA).
RESULTADOS E DISCUSSÃO
O PRONAF tem como objetivo o aumento de renda de forma que agrega valor ao produto e à propriedade, dando suporte e incentivo à profissionalização dos produtores familiares mediante a modernização do sistema produtivo. As vantagens que o PRONAF traz ao produtor rural são: obtenção de financiamento de custeio do investimento, acréscimo de renda, melhor condições de vida, atendimento ágil, recursos para a safra seguinte e crédito renovado até 5 anos. De acordo com o Banco Nacional de Desenvolvimento