aristóteles
Universidade Federal do Paraná - UFPR
Setor de Educação
Coordenadoria de Integração de Políticas de
INFANTIL E ANOS INICIAIS DO ENSINO FUNDAMENTAL
Educação a Distância – CIPEAD
CURSO DE PEDAGOGIA MAGISTÉRIO DA EDUCAÇÃO
Nome do (a) aluno (a): Shirley Gonçalves Marques
Grd:20130128
Polo: Peruíbe- Turma de ingresso: 2013 Períodos: 2 semestre
Tutor presencial: Érica Stachera
Tutor à distância: Elton Cleber Pugin
Professor (a): Dra. Karen Franklin
Disciplina: EDP036 Filosofia Educação
Data: 12/08/2014
Atividade: A partir da leitura do texto "A Política" (ARISTÓTELES) - ("Da eugenia da Educação" até "Os limites da ginástica"), redija uma reflexão em duas laudas, fazendo analogias entre os tópicos principais e as situações vivenciadas no seu cotidiano.
Para Aristóteles o homem é um ser imperfeito e necessita de coisas, naturalmente politico tem necessidade de conviver em sociedade, ele se preocupa com o proceder do homem critica e estabelece parâmetros para a educação, cidadania e conhecimento. A partir dai o conceito de cidadão varia conforme o governo diferenciando cidadão de habitantes, cidadãos criam leis e o direito de votar as leis que conservam e salvam o Estado, ou seja, os cidadãos são pessoas politicamente ativas e tem o poder executivo, legislativo e judiciário.
O cidadão é o individuo que convive na sociedade, tem consciência e sabe exercer seus direitos e deveres em sociedade mais atualmente não existem muitos cidadãos, dessa forma maioria age realmente como animal irracional.
Para o autor toda comunidade politica visa um bem, um bem para um fim determinado um bem universal e forma se de forma natural.
O estado não é superior aos indivíduos e o bem comum superior ao bem particular, à ética é uma doutrina e a moral é individual, a política é a doutrina moral social.
Estado é um organismo moral com o objetivo de coletividade interesse comum, ciência e justiça em uma igualdade