Ana Terra
Érico Veríssimo
Colégio Santa Rita
Cabo Frio, 18 de julho de 2014
Ensino médio 3º ano, Turma 3001
Trabalho de Literatura, Professor Fabiano
Tema Ana Terra
Débora Terra; Flávia Maran; Helio Junior; Juliana Canongia
Sumario:
1. Introdução
2. Romance de 30
3. Contexto histórico
4. Enredo
5. Analise
6. Sobre o autor
7. Conclusão
Introdução
Ana Terra é o nome de uma personagem que integra o primeiro volume da trilogia O Tempo e o Vento, obra-prima do escritor brasileiro Érico Veríssimo, protagonista do primeiro drama por que passa a família de pioneiros gaúchos na saga histórica e regionalista que se desenvolve onde hoje é o território do Rio Grande do Sul.
O romance de 30
Romance de 30 foi a denominação usada como referência a um conjunto de obras publicadas a partir de 1928 – ano da primeira edição de A bagaceira, de José Américo de Almeida. Deste grupo fazem parte Graciliano Ramos, Érico Veríssimo, José Lins do Rego, Raquel de Queiroz, Jorge Amado e outros que produziram obras de ficção cujo tema era a vida agrária. Os autores do período foram classificados como romancistas de 30 ou neo-regionalistas.
Uma das características do romance de 30 é a verosimilhança; ou seja, o fato narrado é semelhante à realidade. A história narrada poderia ter acontecido no mundo real. A estrutura narrativa é linear; os fatos narrados aparecem em uma sequência cronológica, embora em algumas obras como São Bernardo e Fogo Morto a linearidade seja rompida.
Do ponto de vista linguístico, narrador e personagens representam falam o português dos centros urbanos, mesmo quando – no caso dos personagens – utilizam expressões que remetam