Ana Terra
Série: 1° Ano do 2° Grau.
Data: Outubro de 2014.
Turma: 11B
1. Capa do livro:
2. Descrição sucinta das personagens principais (física e psicológica):
Ana Terra: Personagem principal, batalhadora e indecisa em relação as seus sentimentos.
Maneco Terra: Pai de Ana, trabalhador e ligeiramente impulsivo.
D. Henriqueta: Mãe de Ana, como todas as mulheres da época, tem a tarefa de fazer os serviços domésticos, tem grande conhecimento da vida.
Pedro Missioneiro: O índio que conquistou Ana, valente e inteligente, foi assassinado pelos irmãos de Ana depois que ela engravidou dele.
Pedro Terra: Cresce na casa dos avós, mas adulto mora no povoado de Ricardo Amaral, servindo como soldado contra os castelhanos.
3. Descrição do ambiente:
O ambiente é o RS antigamente, com povoados, fazendas, muita criação de gado e agricultura.
4. Tempo da história:
1777, pois fora o ano da expulsão dos castelhanos do continente.
5. Enredo do livro:
A história começa com Ana vivendo com sua família (dois irmãos, pai e mãe). Ana nunca havia tido contato com outro homem a não ser seus irmãos, mas isso iria mudar com a chegada de Pedro Missioneiro, um índio, que escapou da guerra e foi acolhido com desconfiança pela família de Ana.
Ao longo do tempo, Pedro Missioneiro vai conquistando a confiança da família, mas eis que um dia, ele engravida Ana, e Maneco, ordena aos dois filhos, irmãos de Ana, a matar Pedro.
Após o acontecimento, nasce o filho de Ana, chamado Pedro Terra. Em um momento, castelhanos destroem a casa de Ana, matam sua família e ela se vê obrigada a ir morar em um povoado com sua cunhada e sua sobrinha. Pedrinho cresce, se casa, tem uma filha, ajuda nas guerras contra os castelhanos e Ana fica conhecida no povoado por ser boa parteira.
6. Informações obtidas através da leitura:
Honra se “lavava com sangue”, não havia diálogo sobre a sexualidade, principal trabalho era a agricultura e a