TEXTO PRINC
CHEGANDO À UNIVERSIDADE
1.1 Alerta aos iniciantes
Chegar a universidade representa um fato marcante na vida de qualquer pessoa. É também um privilégio para quem desfruta dessa oportunidade, principalmente numa sociedade desigual, que não oferece tal chance a todos. A expectativa de construir novos conhecimentos, novas formas de ver o mundo e novas amizades renova as esperanças de um futuro melhor, acenando com novas possibilidades de vida - para si e para a sociedade. Parece não haver dúvidas: a universidade, apesar de algumas deficiências, é um local onde as pessoas podem passar bons momentos de suas vidas, desde que participem com interesse das atividades por ela oferecidas.
Mas, para que isso ocorra, deve haver uma decisão pessoal firme de aproveitar da melhor forma possível a infraestrutura da instituição. Conhecê-la com profundidade, constituir o seu futuro em conjunto com a comunidade acadêmica e discutir as questões relacionadas com a sociedade são atitudes que ajudam sobremaneira a usufruir as oportunidades que a vida universitária torna disponíveis. E elas não são poucas, estão por toda parte e acontecem a todo momento. Por isso é preciso estar atento para percebê-las e disposto a avaliar as vantagens de participar de algumas delas, depois de selecionar aquelas que mais interessam.
Apenas aguardar que os professores apresentem conhecimentos previamente elaborados é uma atitude muito comodista e incompatível com os propósitos maiores de uma formação universitária. Além do mais. Agindo desse modo, excelentes oportunidades de crescimento intelectual terão sido desperdiçadas. Até porque a aprendizagem é um processo, ou seja, é uma atividade que demanda tempo, ação e dedicação, e por isso depende muito de cada indivíduo.
A qualidade de um curso não depende apenas dos professores, de laboratórios bem equipados, de boas bibliotecas e de salas de aula confortáveis. Depende muito da qualidade e da motivação do estudante que nele ingressa. Mais ainda!