ana lucia sabadell
A ameaça de coerção é um elemento específico das normas jurídicas, é o fato de serem associadas àaplicação de sanções em caso de não cumprimento. Em comparação com outros sistemas de normas sociais, os sistemas jurídicos caracterizam-se pela formalização da ameaça de coerção, através doestabelecimento de sanções concretas, de procedimentos e instituições que são competentes para a sua aplicação.
A sociedade está em constante mudança e as normas presentes nessa devem acompanhar essas mudança,momento em que o Direito tem que se fazer presente. O crime revela-se como um fenômeno social normal em três sentidos: em primeiro lugar, o crime encontra-se em todas as sociedades humanas; em segundolugar, o crime ajuda a sociedade a afirmar sua própria identidade em tomo a determinados valores; em terceiro lugar, há crimes que apresentam um caráter progressista, ajudando a sociedade a mudarregras e crenças superadas.
O capítulo/lição 8, “PROBLEMAS E MÉTODOS DE PESQUISA NA SOCIOLOGIA JURÍDICA” vem trazendo um reflexão a respeito de como o chamado jurista-sociólogo trabalha ou como ele chegaa determinadas conclusões sobre o funcionamento do sistema jurídico. Para pesquisar de forma adequada, ele deverá possuir uma boa formação jurídica, mesmo se não for jurista de profissão. O...