ANA LISE DE POLITICAS PUBLICAS
As políticas públicas de informação são, cada vez mais, objeto de ações governamentais e de investigação em campos do conhecimento. A análise de políticas públicas pode contribuir para os estudos da ciência da informação sobre as políticas públicas de informação. Isto requer compreender o papel do Estado como produtor e acumulador de informações e suas implicações na sociedade contemporânea.
POLÍTICAS PÚBLICAS: CONCEITUAÇÃO GERAL E HISTÓRICA
O estudo das políticas públicas se insere em compreender o papel do Estado e suas implicações nas sociedades contemporâneas. Isto significa observar a lógica existente nas diferentes formas de interação entre o Estado e a sociedade.
O estudo atual das políticas públicas já comporta uma mudança na forma de abordar o tema: a tendência de se afastar da orientação operacional para aproximar-se de uma abordagem cognitiva, onde as políticas públicas são entendidas como o Estado em ação.
Com isso, passa-se a abordar novos elementos de análise considerados dentro de um complexo de relações de conflito e busca de consenso a medida que a sociedade, ou pelo menos parte dela, por meio da informação e do conhecimento, tende a apropriar-se de novas formas de manifestação e de influência nas decisões e ações públicas.
Principais características comuns às políticas públicas: relação de poder e legitimidade; espaços de trocas; elementos de valor e conhecimento; normas, regulamentos e procedimentos; necessidade de escolha; sentidos e valores culturais; uma ideologia que as gere e as sustente; planejamento, orçamento; organograma e estrutura organizacional; hierárquica setorial; integração e inter-relacionamento entre seus vários aspectos e níveis; programas e projetos específicos; dinamismo para as necessárias atualizações; participação dos setores interessados; representação democrática da sociedade na sua formulação e implementação; atendimento de